AS PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS AÇOS MUDAM EM ALTAS TEMPERATURAS?

As propriedades mecânicas dos aços inoxidáveis mudam em altas temperaturas? Descubra neste artigo.

Caso você não saiba o que é o aço inoxidável para compreender como suas propriedades se comportam com o aumento de temperatura, recomendamos que você leia este artigo aqui onde falamos sobre o que é o aço inox, suas aplicações e distinções entre algumas séries de aço. Caso você tenha lido o artigo, vamos seguir e entender juntos esta situação.

Quando falamos em aço inoxidável e como a mudança de temperatura o afeta, tanto os aços carbono como os inoxidáveis sofrem uma redução nos valores de suas propriedades mecânicas quando trabalham em altas temperaturas. Esta é, na realidade, uma caraterística dos metais e das diversas ligas metálicas. Nos aços comuns a perda nas propriedades mecânicas é mais significativa que nos aços inoxidáveis austeníticos, o que explica a preferência pela seleção destes materiais para aplicações em altas temperaturas. Os projetos de equipamentos devem considerar este aspecto, que não pode ser esquecido no momento da especificação do material.
Por outra parte, em altas temperaturas, a resistência à oxidação é, normalmente o fator mais importante na seleção do material. Os aços inoxidáveis são superiores ao aço carbono em altas temperaturas tanto ao considerar a resistência à oxidação como as propriedades mecânicas.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Abrir conversa
1
Precisa de ajuda?
Fale com nossos consultores.
Estamos on-line!